Créditos

Redação

Coding Rights

Lucas Teixeira é desenvolvedor, administrador de sistemas e pesquisador. Atua como diretor técnico da Coding Rights, sendo editor do Boletim Antivigilância e um dos criadores do projeto Oficina Antivigilância. Guiado pelo espírito comunitário, ele tem experiência de trabalho em projetos colaborativos e voluntários sobre privacidade, liberdade de expressão, software livre, agroecologia e cultura livre. Também tem desenvolvido métodos de oficinas para treinamento em segurança digital, produzido e traduzido guias e plataformas sobre o tópico.

Joana Varon é fundadora e diretora da Coding Rights, advogada e bacharel em Relações Internacionais pela PUC-SP, mestre em Direito e Desenvolvimento pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e especializada em direito e novas tecnologias, já atuou como pesquisadora no Cebrap-SP, no Observatório de Inovação e Competitividade da USP e no Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV. Nessa trajetória tem trabalhado em pesquisa aplicada para políticas públicas na área de TICS, como enfoque em análises juridico-institucionais para garantir direitos humanos e inovação na era digital.

Instituto Beta para Internet e Democracia

Paulo Rená é mestre em Direito, Estado e Constituição (UnB). Professor de Direito (UniCEUB). Chefe Executivo de Pesquisa do Instituto Beta Para Internet e Democracia - IBIDEM. Atuou no Ministério da Justiça (SAL/MJ) como gestor do projeto de elaboração coletiva do Marco Civil da Internet no Brasil.

Apoio

Intervozes

Bia Barbosa é jornalista, integrante da Coordenação Executiva do Intervozes e do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação.

Agradecimentos

Para as ilustrações, foram usados ícones do Projeto GNOME e cliparts do Openclipart e dos Iconoclasistas.

Gostaríamos de agradecer, por inspiração e colaboração, a Guilherme Damasio Goulart e Vinicius Serafim (do podcast Segurança Legal), Gustavo Paiva e o Grupo de Trabalho de Anonimato no Brasil, e a Comunidade Antivigilância.